O Projeto Jardim Alfazema partiu de um grupo de pais e mães portugueses, com formação em áreas diversas (ciências, humanidades, pedagogia, artes, engenharia, saúde, terapias, desenvolvimento comunitário) e que sentiram a necessidade de encontrar uma alternativa de educação saudável para as suas crianças, verdadeiramente focada nas suas necessidades de desenvolvimento, que alimente o ser por inteiro – física, mental, emocional e espiritualmente – uma educação com cabeça, coração, mãos e alma, para que possa responder adequadamente aos desafios do nosso tempo.

O projeto começou a desenvolver-se no final de 2013 e três anos depois, em Dezembro de 2016, iniciou a sua atividade regular com as crianças e famílias no espaço recuperado da antiga Escola Primária de Santa Margarida da Serra, no Concelho de Grândola. Conheça a nossa equipa.

 

Susana Salema

Santiago do Cacém, 1988 – Licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Beja. Após a formação, trabalhou 2 anos em creches de ensino regular. Cedo percebeu que gostaria de buscar novos caminhos pedagógicos que inspirassem a sua prática com as crianças e o modo de as olhar, cuidar e acompanhar.

De 2012 a 2016 formou-se em Pedagogia Waldorf, pela Associação Per’Curso Waldorf de Lisboa e surgiu a oportunidade de colaborar com a Escola Jardim do Monte, na associação HARPA em Alhandra, onde foi educadora de infância durante 8 anos. Nesse período, viajou 2 meses pelo Brasil visitando Jardins de Infância Waldorf que vieram trazer-lhe ainda mais inspiração. Foram tempos muito frutíferos em que “mergulhou” na Antroposofia e Pedagogia Waldorf, surtindo impactos profundos na sua forma de ser, estar e agir no mundo. Desde então, participa com regularidade em encontros de Educação Waldorf como ouvinte e como oradora, pois acredita que só partilhando saberes poderemos contribuir para melhorar a educação das crianças de hoje, que serão os adultos de amanhã.

Regressa agora às suas origens, integrando a equipa Pedagógica do Jardim Alfazema e trazendo nas mãos sementes para lançar nesta Terra.

*************************************************************************************************************************************************************

Marta MarMarta Leitão

Almada, 1979 – Foi uma das mães fundadoras do Jardim Alfazema em Dezembro de 2016, altura em que deixa Lisboa e se fixa em Grândola, na procura de viver e oferecer ao seu filho um lugar e uma forma de vida mais simples, mais tranquila e mais próxima da natureza.

O trabalho com crianças foi-se impondo na sua vida de uma forma que não escolheu inicialmente, mas que lhe tem trazido imensa alegria e um sentido de propósito, para além da constituir um enorme desafio. Foi escuteira, animando grupos de crianças durante alguns anos, e a nível profissional trabalhou também vários anos com crianças e adolescentes em projetos comunitários, de contextos sociais mais vulneráveis, de bairros da periferia de Lisboa.

É licenciada em Política Social, interessa-se profundamente pelas questões da educação e da parentalidade e é apaixonada por diferentes formas de expressão artística, que foram marcando um percurso paralelo com a dança, o teatro, o “clown” e mais recentemente a pintura, num projecto que tomou forma depois de ser mãe em 2012, e com a formação em Arte-Terapia (4 anos) que terminou em 2018.

Atualmente mantém-se ligada ao Jardim Alfazema tendo começado em 2019 a colaborar com a equipa e desenvolve paralelamente projetos ligados à pintura e à arte-terapia.

*************************************************************************************************************************************************************

Ensino Waldorf - Carla GuiomarCarla Guiomar

Moçambique, 1973 – Sem um perfil profissional pré-definido, reconhece-se como uma alma renascentista, empreendedora social e criativa, interessando-se por uma grande multiplicidade de áreas de estudo, com uma atitude de eterna aprendiz. Licenciada em Biologia, aprofundou estudos na área de Ecologia Humana, sempre se interessando pela relação do ser humano com a natureza, e ao mesmo tempo com uma grande paixão pelo mundo da criança, da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal. Com o nascimento dos seus filhos em 2000 e 2002, e sendo ativista do movimento de humanização do parto em Portugal, foi numa formação como doula em Londres em 2004, com Michel Odent e Lilianna Lammers, que descobriu também a Pedagogia Waldorf.

Em 2005 organizou workshops sobre pedagogia Waldorf  no litoral alentejano com o intuito de promover a criação de um projeto para a infância, o que só viria a acontecer anos mais tarde. Trabalhando muitos anos como responsável pelo Sistema de Gestão de Qualidade num grande grupo empresarial, fez paralelamente várias formações na área da Educação & Parentalidade, Coaching, Mindfulness, Comunicação Não Violenta, Yoga para crianças e completou o curso de Pedagogia Waldorf (4 anos) para professores, da Associação PerCurso Waldorf em Lisboa, no ano de 2017.

Aos 40 anos mudou de vida e passou a trabalhar a tempo inteiro como formadora e consultora em gestão de projetos de base comunitária, integrando atualmente a equipa da Rota Vicentina. Vive em Santiago do Cacém e é um elemento ativo na Rede Educação Viva, colaborando para conectar pessoas e projetos de educação no Alentejo litoral. Foi co-fundadora do Jardim Alfazema e desde então tem colaborado na coordenação pedagógica e comunicação do projeto.

*************************************************************************************************************************************************************

Christina BravoChristina Bravo

Londres, 1975 – Formada em Comunicação Cultural, cedo demonstrou muito interesse pela forma como a Arte poderia servir a Educação nas suas mais diversas formas. Nesse sentido, iniciou uma série de formações nas áreas da Arte & Educação, Arte em Meios Comunitários e Teoria de Arte.

Esta formação permitiu-lhe durante muitos anos trabalhar nos Serviços Educativos de diversos Museus nas cidades de Londres e Lisboa, desde o ano 2000. Em 2010, descobre a Pedagogia Waldorf e inicia a sua descoberta nessa área. Durante o ano de 2019, terminou a sua formação de quatro anos na Pedagogia Waldorf em Professores de Classe.

No Jardim Alfazema, além de ser mãe, apoia a equipa pedagógica no funcionamento diário. Paralelamente, trabalha, desde 2012, como Coordenadora Socioeducativa & Cultural na Fundação da Herdade da Comporta.

*************************************************************************************************************************************************************