À chegada, pela manhã, e enquanto se espera que todas as crianças cheguem nada melhor do que brincar!

É o momento de todos se unirem dando as mãos, saudando a todos, saudando a vida, agradecendo, cantando e dançando a mesma canção!

Um barquinho de fruta da época, que navega de mão em mão, enquanto uma mãozinha se serve, todos cantam uma canção. É assim o lanche da manhã, mais um momento de partilha!

Cada dia da semana é dedicado a uma atividade em particular. Começa à segunda com Artes, à terça cuida-se da horta, à quarta os meninos vão de passeio pela aldeia, à quinta fazem e cozem o pão e à sexta é dia de limpar e arrumar esta casa que é de todos!

Ao meio-dia é hora de ir buscar a sopa ao Centro de Dia. E lá vão eles em fila indiana, fica já aqui ao lado do Jardim. No regresso todos se sentam à mesa, e apreciam a comida que uma das famílias preparou para aquele dia. Tudo saudável e delicioso!

É tempo de sentar e de ouvir o conto que vem sendo contado naquela estação. Os meninos já o conhecem bem, mas vão-no redescobrindo a cada dia!

Shhhh!!!! É hora de acalmar, de ouvir os coraçõezinhos a bater num silêncio de ouro. Abana a rede e embala o menino, e em menos de um segundo, entra-se num soninho!

O lanche da tarde pode ser feito dentro da sala ou lá fora, como pic-nic. As crianças adoram e aproveitamos ainda mais os dias de sol do Alentejo.

Voltamos à brincadeira. Sem imposições, as crianças dão livre curso à sua imaginação, usufruindo de um espaço exterior privilegiado.