A pedagogia que nos inspira é a Pedagogia Waldorf, de Rudolf Steiner. Uma pedagogia humanista e progrssista, baseada numa filosofia de educação que assenta no conhecimento profundo de cada fase de desenvolvimento da criança, da observação de cada criança como indivíduo e de um relacionamento saudável e colaborativo com cada família e a comunidade.
A educação Waldorf oferece proteção e respeito pela dignidade da infância.
O desenvolvimento futuro de cada criança individual e da humanidade como um todo depende de experiências saudáveis nos primeiros sete anos de vida. Um ambiente acolhedor, amoroso, que proporciona confiança e orientação e que promove alegria, maravilhamento e reverência, está na base desse desenvolvimento saudável. O aspeto mais essencial desse trabalho com a criança é a atitude interior do educador, que oferece o exemplo para ser imitado pela criança. Como tal, o trabalho do educador Waldorf implica um processo contínuo de auto-educação, incluindo estudos pedagógicos, a prática meditativa e atividades artísticas e práticas.
As atividades propostas têm em consideração as necessidades de cada criança, apropriadas ao seu estado de desenvolvimento, privilegiando a atividade mais importante para a criança nesta idade, entre os 3 e os 6 anos: a brincadeira imaginativa.
As crianças têm à sua disposição brinquedos simples, feitos de matéria prima essencialmente natural, que lhes trazem uma sensação de segurança e de bem-estar. Os ritmos do dia são pensados para trazer tranquilidade e são fundamentais para o seu equilíbrio emocional. Todo o ambiente e a atmosfera gerados pelas educadoras são aconchegantes e calorosos.
Em cada dia há uma respiração, um equilíbrio entre atividade e descanso, movimento e repouso, expansão e contração.
Por meio de atividades no exterior, como subir às árvores, balançar, correr e pular, as crianças adquirem o domínio do movimento e do equilíbrio, fundamentais para um bom desenvolvimento cognitivo. Nas atividades no interior, como pintura em aguarela, modelagem em argila, culinária, trabalhos manuais, música e brincadeiras imaginativas, as crianças aprendem a valorizar o trabalho feito pelas próprias mãos, além de reforçar a autoestima, sensibilizar os sentidos e enriquecer a fantasia.
O objetivo último desta pedagogia é desenvolver indivíduos livres, integrados, competentes e responsáveis social e moralmente. Para isso são trabalhados e potenciados diferentes aspetos da personalidade da criança de forma integrada e equilibrada, estimulando a clareza do raciocínio e o equilíbrio emocional.
No Jardim de Infância Waldorf, vivemos os seguintes princípios:
• Acolhimento amoroso, aceitação e genuíno interesse por cada criança
• Um ambiente que proporciona oportunidade para a brincadeira livre que é auto-iniciada pela criança com materiais e brinquedos simples, em materiais naturais – Esta é a atividade essencial da criança que lhe permite digerir e compreender as suas experiências
• A consciência de que as crianças aprendem por imitação, através da experiência de diversas impressões sensoriais, e pelo movimento. A sua natural inclinação é explorar a envolvente física e social. O espaço em redor deve oferecer-lhes limites, estrutura e proteção, bem como a possibilidade de correrem alguns riscos e enfrentarem desafios.
• Foco em experiências reais ao invés de virtuais, apoiando a criança na formação de uma relação saudável com o mundo.
• Atividades artísticas como contar histórias, cantar canções, desenhar e pintar, jogos rítmicos e modelagem promovem o desenvolvimento saudável da imaginação e criatividade
• Tarefas práticas com um sentido de utilidade, como cozinhar, cuidar do jardim e da horta, trabalhos manuais e tarefas domésticas proporcionam oportunidade para desenvolver capacidades humanas para a vida. Aqui o foco é no processo e não no resultado, promovendo a criação de hábitos saudáveis.
• Ritmos previsíveis ao longo do dia, semana e ano, que trazem segurança e um sentido de inter-dependência e integridade da vida. Festas e vivências tradicionais das épocas do ano são celebradas de acordo com a cultura local.
A pedagogia Waldorf, cujo valor é reconhecido pela UNESCO, é também uma referência mundial de uma Educação para a Paz, para um Desenvolvimento Humano integral, saudável e sustentável.